Por que o check-up anual é tão importante?

É importante por três motivos principais. Em primeiro lugar, a prevenção é fundamental – você deseja detectar pequenos problemas antes que se tornem grandes. Por exemplo, queremos descobrir a pressão alta e começar a tratá-la antes que continue por tanto tempo que possa causar danos permanentes aos vasos e ao coração. Os exames de câncer também são feitos por esse motivo, para diagnosticar a doença o mais cedo possível.

Em segundo lugar, esta é a oportunidade de conversar com seu médico sobre preocupações que você possa ter que não sejam necessariamente urgentes, mas que sejam importantes para você. Você pode ter tido problemas para dormir, dor nas costas ou alergias sazonais. Talvez esses problemas não tenham chegado ao ponto de você chamar seu médico para uma consulta apenas para resolvê-lo, mas é nessas visitas de rotina que deve resolver todas essas questões menores.

Terceiro, o atendimento clínico é melhor quando existe uma relação médico-paciente estabelecida. A visita anual é um ótimo momento para construir confiança e fazer com que seu médico conheça você, sua saúde e seus valores.
.
.
.
Entrevista com a Dra. Leana Wen
Fonte: @cnnbrasil