O corpo humano foi criado para o movimento, se você tem uma vida sedentária, está na hora de pensar em formas de se mexer mais. Ter uma vida ativa melhora seu bem-estar e evita inúmeras doenças. Escolha a atividade que mais te agrada e tente incorporar no seu dia a dia, seu corpo agradece!

Confira algumas dicas sobre exercícios físicos:

  • Uma avaliação física é fundamental.
  • Antes de iniciar o treino, faça um aquecimento para que o sangue circule e evite lesões. Com até 10 minutos de exercício aeróbico já é o suficiente. Você pode pular corda, fazer polichinelos, correr no bairro, entre outros.
  • Cuidado para não se lesionar. Como você não tem um professor para te ajudar com os movimentos corretos, a dica é procurar vídeos online que expliquem cada atividade e o movimento ideal para fazer, como o bróder do Saúde na Rotina.
  • Se você sofre de problemas em áreas específicas (joelhos, costas, pescoço, ombro), a melhor coisa é procurar um profissional da saúde para fazer a indicação correta das atividades que você pode fazer.
  • Mais importante do que utilizar maior quantidade de peso para a atividade, é fazer o movimento correto. Priorize a segunda escolha, faça o exercício com movimentos devagar e seus músculos aproveitarão melhor o exercício.

10 Exercícios físicos que você pode fazer em casa

  1. Pular corda – Pular corda é muito mais que uma brincadeira de criança, faz bem para a sua saúde. O ideal é dar saltos curtos.
  2. Flexão de braço – Deite de barriga para baixo, deixe as mãos na direção do ombros e os pés na direção do quadril. Estenda os braços e depois desça devagar.
  3. Tríceps no banco/sofá
  4. Prancha no solo
  5. Agachamento – Deixe os pés na direção do quadril e se movimente como se estivesse sentando em uma cadeira. A repetição é que leva perfeição! 
  6. Bíceps com peso
  7. Elevação lateral com peso
  8. Elevação frontal com peso
  9. Dance – Quando o exercício é algo que nos diverte, fica tudo mais fácil.