22/06/2022 0 Comments

A campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o cidadão a ser um doador de sangue. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em diversas situações, como cirurgias, tratamentos de doenças e outras situações em que seja necessária a transfusão de sangue.

No mês de junho é registrada uma queda no volume de doações de sangue por vários motivos, como maior índice de infecções respiratórias em decorrência do frio e chuvas que são intensas nesse período do ano; aumento de viagens por causa das férias escolares e celebrações das festas juninas.
As demandas por transfusão de sangue crescem, motivadas por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionadas pelos fogos de artifícios utilizados nas festas de São João.

Além disso, junho também é o mês do orgulho LGBTQIA+! Nesse sentido, é interessante relembrar uma decisão importantíssima do Supremo Tribunal Federal.

No dia 08 de maio de 2020, o STF derrubou as restrições em relação à doação de sangue por homens gays:

“A maioria dos ministros decidiu que normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que limitam a doação de sangue por homens gays são inconstitucionais.”⁣

Aproveite esse mês tão especial e doe sangue!🩸✅

#junhovermelho #doesangue #doadordesangue #orgulho #lgbt